Comemoração da Tomada de Monte Castelo - 21/02/1945
Juiz de Fora (MG) - Tomada de Monte Castelo.
Há exatos 78 anos, a mais de 8.000 km, na cota 971, incrustada na cadeia dos Apeninos do Norte da Itália, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) mostrou ao mundo o valor do combatente verde-oliva, contribuindo para o restabelecimento da paz e da liberdade.
Naquele longínquo 21 de fevereiro de 1945, sob frio intenso, terreno escarpado, pouca visibilidade, enfrentando o inimigo altamente adestrado e experiente, nossos abnegados Pracinhas executaram o quarto e vitorioso ataque ao Monte Castelo, rompendo as defesas tedescas e abrindo o prosseguimento para a cidade de Bolonha.
A campanha da Itália somou inúmeros exemplos de bravura, dedicação e amor à Pátria. Tais valores, cultivados pelos homens e mulheres do Exército de Caxias, continuam sendo evidenciados nas nossas missões de paz, nas operações de garantia da lei e da ordem e em tantas outras ações executadas em proveito do bem-estar, da segurança e do progresso do País.
Que o esforço e o sacrifício oferecidos pelos combatentes que conquistaram Monte Castelo sirvam de exemplo e motivação para continuarmos a cumprir, com eficiência e eficácia, as missões que a Constituição nos atribui.
NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!