Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência Social (SAS)
Início do conteúdo da página

Seção de Assistência Social - SAS Gu JF

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 14h46 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 23h12 | Acessos: 2273

Localização: Rua Mariano Procópio, 930 - Mariano Procópio - Juiz de Fora - MG.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira de 9h às 16h e sexta-feira de 8:30h às 11:30h.

Contatos:

- Telefone: (32) 3690-4810

- E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Legislação: Portaria - DGP/C Ex Nº 432, de 16 de dezembro de 2022 (BE Nº 51/2022, de 23 de dezembro de 2022).

A origem da Assistência Social no Exército se confunde com a própria história da prática assistencialista no Brasil.

Em 1947, para atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial, foi criada a primeira organização pública com representação em todo o território nacional, a Legião Brasileira de Assistência.

No âmbito institucional, o assunto é regulado pela Portaria Ministerial nº 3.056, de 7 de dezembro de 1978, que aprova as Instruções Gerais para o funcionamento do Serviço de Assistência Social do Exército (IG10 – 19) e pela Portaria nº 884, de 4 de novembro de 2008, que dispõe sobre as Normas para Assistência Social no Exército, alinhada com a Portaria nº 1.173/MD, de 6 de setembro de 2006, que estabelece a Política de Assistência Social nas Forças Armadas.

A Diretoria de Assistência ao Pessoal (DAP) é o Orgão Técnico Normativo da atividade no Exército Brasileiro.

A SAS Gu JF representa o núcleo de apoio socioassistencial na guarnição de Juiz de Fora, estando vinculada ao Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha e sob a orientação técnica da SAS/4, da 4ª Região Militar.

Missão

A SAS Gu JF tem a missão de coordenar e supervisionar a execução das atividades assistenciais na área de Juiz de Fora e entorno. Divulgando os serviços socioassistenciais oferecidos pelo Exército Brasileiro, prestar os esclarecimentos necessários aos usuários e criar facilidades de acesso a esses serviços, buscando contribuir para melhoria da qualidade de vida dos integrantes da Família Militar.

Programa de Valorização da Vida

O programa tem como objetivo de informar, orientar e priorizar o cuidado e a importância do cuidado da saúde mental, entendida como um aspecto vinculado ao bem-estar, à qualidade de vida, trabalhar bem e de se relacionar bem com os outros. Destinado a militares, civis, ativos e inativos, seus dependentes. O Programa tem como prioridade a prevenção do suicídio.

Apoio à Família Militar

- Apoio à pessoa com deficiência
- Equoterapia
- Envelhecimento ativo e saudável
- Preparação para a reserva
- Apoio à missões especiais
- Educação Financeira
- Apoio Socioeconômico
- Meios de Hospedagem

Ambiente Seguro

- Fortalecimento da Família Militar
- Prevenção à Violência Doméstica
- Clima Organizacional

Sistema de Assistência Social
CLIQUE ACIMA PARA MAIS INFORMAÇÕES
Fim do conteúdo da página