Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 14h06 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 22h14 | Acessos: 11576

Gen Bda RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, o General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho estava comandando o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, no Rio de Janeiro – RJ.

Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2023.

Nascido em 6 de janeiro 1972, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, é filho de Mauro Ribeiro de Carvalho e de Bárbara Montella de Carvalho.

Incorporou às fileiras do Exército em 20 de fevereiro de 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – SP.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 3 de dezembro 1994, sendo classificado no 63º Batalhão de Infantaria, Florianópolis – SC.

As principais funções como Oficial Subalterno foram de Comandante de Companhia de Fuzileiros de Selva, no 1º BIS, Manaus – AM; Comandante da 1ª Companhia de Fuzileiros Pára-quedista e Oficial de Operações, ambas no 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, Rio de Janeiro – RJ; e Instrutor do Curso de Educação Física, na Escola de Educação Física do Exército, Rio de Janeiro – RJ.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2002; o Curso de Comando e Estado-Maior em 2011 e 2012 e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 2019.

Como Oficial de Estado-Maior, participou da Cooperação Militar Brasil-Guatemala, onde desempenhou a função de Instrutor da Escola Superior de Defesa nos anos de 2008 e 2009. Chefiou a Seção de Operações da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha nos anos de 2013 a 2015; Chefiou o Estado-Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha; e foi Coordenador da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa em 2016.

Como Coronel, Comandou o 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, Rio de Janeiro – RJ, e Chefiou a Divisão de Missões de Paz do Comando de Operações Terrestres, Brasília – DF.

Possui os seguintes cursos e estágios, civis e militares:

- Estágio Básico do Combatente de Montanha;

- Estágio de Adaptação no Pantanal;

- Estágio de Operações Aeromóveis;

- Curso Básico Pára-quedista;

- Curso de Instrutor de Educação Física;

- Curso de Operações na Selva Categoria "B";

- Curso de Mestre de Salto;

- Estágio de Salto Livre;

- Curso de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, na Escola Superior de Guerra (ESG); e

- Pós-Graduação em Treinamento Desportivo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar – Grau Comendador; Ordem do Mérito Naval – Grau Oficial; Medalha do Pacificador; Medalha Militar de Ouro; Medalha Corpo de Tropa – Bronze; Medalha do Mérito Aeroterrestre – Prata; Distintivo de Paraquedista Militar do Exército do Uruguai; Medalha Marechal Trompowisk – Bronze; Medalha de Serviço Amazônico Bronze; Medalha Marechal Osório – O Legendário; Distintivo de Comando Dourado; Medalha da Monja Blanca de Primeira Classe e o Distintivo de Instrutor de Comando e Estado-Maior, ambas da República da Guatemala.

O General MONTELLA é casado com a Srª Isabela Reis Montella de Carvalho e possui um filho: Ricardo Reis Montella de Carvalho.

Fim do conteúdo da página