Brigada de Montanha na Operação MEMBECA - Dias 3 e 4
Resende (RJ) – No prosseguimento das ações durante a Operação MEMBECA, no dia 13 de novembro, a Brigada de Montanha realizou a Junção, Ultrapassagem e Substituição das tropas da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada na região de Pedra Selada. Tais ações tiveram por finalidade liberar as tropas da Nona de Guerra para atuar em outra zona de ação.
Ao final do dia, as tropas ocuparam as regiões de destino objetivando a preparação para o ataque coordenado.
No dia 14 de novembro, a Brigada empregou o 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e o 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em um Ataque Coordenado para conquistar e manter as regiões de alturas de Sabóia, Saboião e Água Branca. Realizou, também, um assalto aeromóvel empregando o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha para conquistar e manter a elevação P Cot 690.
O 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha proporcionou o apoio de fogo necessário à manobra da Brigada com a finalidade de facilitar a conquista dos objetivos. Ao final do ataque, a Brigada de Montanha concluiu o cerco do setor norte da localidade de Resende, contribuindo com a missão da 1ª Divisão de Exército.
O Comandante Militar do Leste e o Comandante da 1ª Divisão de Exército acompanharam as ações ocupando um posto de observação na zona de ação da Brigada.
NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!