1° Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar em Montanha
Juiz de Fora - No dia 18 de agosto, no 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha presidiu a Solenidade de Encerramento do 1° Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar em Ambiente Operacional de Montanha.
O referido estágio desenvolveu-se no período de 7 a 18 de agosto e teve o objetivo de capacitar Sargentos, Cabos e Soldados pertencentes à Brigada de Montanha no emprego de técnicas, táticas e procedimentos para atuarem em situação de resgate e remoção de feridos em combate no ambiente de montanha. Tal ambiente caracteriza-se pelas condições climáticas severas e pela geografia acidentada, o que tornam as situações de resgate extremamente complexas.
Assim sendo, o estágio busca capacitar os militares a lidarem com esses desafios de forma eficiente e segura, sempre priorizando a vida do combatente de montanha.
Ao longo do estágio, os alunos aprenderam conceitos e técnicas de resgate em montanhas, incluindo a utilização de equipamentos de segurança, a avaliação e estabilização inicial do paciente, a mobilização e transporte seguro em terrenos acidentados e o gerenciamento de múltiplas vítimas em situações de conflitos e desastres.
Em suas palavras, o Gen Nagy destacou a necessidade do atendimento pré-hospitalar ser empregado de forma eficiente e segura em operações de resgate, além da importância dos estagiários pioneiros difundirem em suas Organizações Militares os conhecimentos adquiridos.
NOSSO GRITO DE GUERRA É MONTANHA!